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Marketing Digital Inteligente ou "SPAMs"?

Em março de 2014 tivemos a aprovação do "Marco Regulatório da Internet". Infelizmente mais empurrado pela divulgação de fotos, não autorizadas, na WEB de uma famosa atriz, do que pela genuína necessidade de regular este ambiente tão amplo e diverso. Este tipo de regulação já existe em outros países desde o início da década passada. Como atrasamos em ter regras para a internet, deixamos que várias culturas se desenvolvessem. Uma bem comum e que se alastrou com grande velocidade foi a cultura dos "SPAMs".

O que é este fenômeno? Envio massivo de propaganda de produtos e serviços sem nenhuma análise, segmentação, coleta de interesse ou outro qualquer requisito básico para que uma campanha de vendas, na WEB, tenha sucesso. Utilizamos listas, compradas e / ou fornecidas, que são produzidas não se sabe de onde e nem por quem. Observem que grandes organizações utilizam deste expediente para orientar suas ações de Marketing Digital.

Todos nós acordamos pela manhã já com a caixa de entrada e / ou caixa de "SPAM" cheia de anúncios ineficazes. Ora a WEB hoje é mídia. E olhem! Mais barata do que qualquer mídia convencional (TV, rádio, revistas, etc.).

Enfim uma esperança! Um novo fenômeno se inicia no Brasil que promete uma melhor avaliação destas práticas. Desde 2010 começaram a desembarcar aqui produtos alinhados com o conceito de relacionamento digital comportamental (Behavioral Tools). Produtos, plataformas e serviços começaram a ser oferecidos dentro de um conceito de coleta de comportamentos na WEB. De posse destas informações, os profissionais envolvidos com marketing digital podem desenhar campanhas que respondem aos interesses do publico alvo. O que quer dizer isto? Marketing inteligente. Direcionado para quem quer ou está se interessando pelo seu produto / serviço.

Não precisamos ressaltar como os resultados destas ações digitais crescem de forma exponencial. O marketing comportamental é utilizado em duas frentes. A primeira é a conversão de oportunidades, ou seja, transformação de prospects em clientes. A segunda, porém não menos importante, é a de retenção da cadeia de resultados. Reter clientes e faze-los comprar mais seus produtos e serviços fazem a diferença quando se mede o retorno do investimento.

Tudo isto dentro da lei! A coleta de comportamentos e informações para contatos digitais não acontecem de modo escuso. Ela é a expressão da vontade das pessoas / entidades envolvidas. Se o alvo já está dentro de casa (clientes, parceiros, distribuidores, fornecedores, etc.) isto acontece de forma automática através das funcionalidades dos produtos que trabalham com este conceito.

Finalmente o mercado brasileiro está repensando sua estratégia de relacionamento digital. Os primeiros levantamentos são altamente animadores. Os resultados são bem melhores do que o uso extensivo da cultura de "SPAMs". Não sou eu que atesto isso. No último levantamento da Associação de Marketing Digital dos EUA (2013), a entidade apurou um aumento da ordem de 60% na assertividade das campanhas / ações digitais realizadas através do conceito de coleta de comportamentos.

Adalci Faria – Business Director - BLUM IT & Digital Services.

 


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